Qual carro vai para a pista primeiro?

domingo, 29 de agosto de 2010

4a tentativa: Equipe à beira de um ataque de nervos.


3a etapa da AD em 2007. Após 3 tentativas, a primeira frustrada quando o carro quebrou no primeiro teste realizado por Wortmann ao volante do carro, em sua primeira volta na quadra, decorrente de ter acelerado o carro demais e a correia dentada nao estar bem esticada, a segunda comigo ao volante quando me empolguei e passei do limite de giros nitrando e da terceira, na qual o carro não girava por falta de um "filtro" no sensor de RPM que ninguém nos avisou que era necessário para a FuelTech, a tensão estava passando do limite já.

Brigas na oficina, todos já de saco cheio dessa situação, a coisa estava num ponto onde ninguém mais tinha paciência com ninguém e nem com o carro.

Nesse clima, arrumamos tudo, pintamos todas as peças na cor do carro, colocamos o filtro na FuelTech, modificamos o bloco do motor para colocar o sensor de rotação, colocamos a roda fonica interna, fabricamos um coletor tubular equalizado de alta qualidade em aço carbono e fizemos tudo com tempo e sem correria.



Antes do amanhecer o carro estava no guincho e chegamos no autódromo junto com os primeiros raios de sol da manhã. Estávamos em pleno inverno gaúcho e apesar do sol o clima era rigoroso. E não falo só do frio. Após 3 tentativas frustradas a austeridade estava no ar: Ou o carro funcionava direito dessa vez ou teríamos de tomar uma atitude mais radical.





Wortmann também foi para a prova e o carro teria de aguentar bem mais puxadas do que as 3 oficiais e mais os treinos. O carro não ia tão mal e apesar de estarmos fazendo os acertos da injeção, conseguimos uma puxada de 9,0 nos treinos. Na primeira puxada oficial de Wortmann infelizmente ele acaba queimando. A vem a minha vez. Arranco e tudo parece bem, até que o carro perde força. O motor morre...

Volto rebocado apenas para descobrir que a correia V do alternador escapou e enroscou na dentada, rompendo-a. Voltamos rapidamente para o box e começamos a desmontar a correia, enquanto o pessoal corre para comprar uma nova em uma auto-peças, se é que é possível achar uma aberta em Viamão em pleno domingo...

Era inacreditável que mais uma vez estávamos perdendo a batalha para uma quebra no sistema de acionamento do cabeçote GM OHC. Mas essa era a realidade.


Por incrível que pareça o pessoal conseguiu achar uma correia dentada e outra do alternador e correndo, montamos o motor novamente, mas sem muita esperança de que funcionasse, já que a chance de atropelar as válvulas era muito grande. E por mais incrível que pareça, o motor funcionou!



Até surgiu um lampejo de esperança de que o carro pudesse ter um bom resultado. Wortmann na pista, arranca e... Voam os balancins. Provavelmente os pistões chegaram a dar uma cabeceada e comprometeram os balancins, que assim que foram submetidos ao esforço foram pro saco novamente.

Agora era recolher o carro e pensar no que seria feito da equipe, do carro e dos planos que não estavam dando certo. Tínhamos atingido um limite e com certeza dali em diante tudo iria mudar.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Diante de todas essas dificuldades que a equipe já enfrentou, certamente vem proporcionando um amadurecimento e fortalecimento de todos. Parabéns pelo trabalho realizado independente do resultado final, que vai crescer e muito.

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  3. Obrigado Leonardo!

    Acho que só tive coragem de publicar o blog porque o final foi um pouco mais feliz do que as postagensaté agora... Ou se não foi o final - espero que ainda não tenha acabado a nossa estrada - o ponto onde chegamos foi um pouco mais alto do que o que foi publicado até aqui.

    O plano é seguir publicando o que já foi feito até 2008 e daí em diante partir para o que está sendo feito no carro nesse momento.

    Obrigado pelo comentário!

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  4. Isso ai, não desista do kadett e não pare de postar aqui, estou sempre acompanhando...

    abraços

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